segunda-feira, 14 de junho de 2010

A Suíça da América


No final do século XIX o país havia completado sua organização, e durante a etapa batllista consolidou sua democracia e alcançou altos níveis de bem-estar, comparados aos europeus. Devido a isso, o Uruguai começou a ser conhecido internacionalmente como "A Suíça da América". Uruguai foi o primeiro país a estabelecer por lei o direito ao divórcio (1907) e um dos primeiros países do mundo a estabelecer o direito das mulheres a votar.


Plaza Independencia em Montevidéu.Até a década de 1960, o Uruguai era chamado de "a Suíça sul-americana" por ter um perfil de país desenvolvido, com altos índices sociais e estabilidade política. Após a década de 1970, a escassez de recursos minerais e energéticos, a carência de tecnologia e a queda do preço da lã e da carne no mercado internacional, contribuíram para a desestabilização econômica no Uruguai. Em 1973, ocorreu um golpe militar com dura repressão por parte do governo e que favoreceu o surgimento de movimentos de oposição e de guerrilha, como o dos tupamaros.

O Uruguai experimentou uma série de presidentes eleitos e nomeados e entrou em conflitos com estados vizinhos, flutuações e modernizações políticas e econômicas e grandes fluxos de imigrantes, provenientes especialmente da Europa. Os militares tomaram o controle da administração em 1973 e o governo civil só regressou em 1985, um ano depois de vastos e violentos protestos contra os regimes militares na América do Sul, inclusive no Uruguai. A ditadura militar durou até o ano de 1984 e, mesmo com o restabelecimento democrático, os problemas econômicos continuaram. O declínio econômico e a instabilidade política provocaram uma grande emigração de jovens.

A década de 1990 foi marcada por privatizações, diminuição dos gastos públicos e elevação da taxa de desemprego. E, em tentativa de melhorar esta crise e diversificar as atividades econômicas no Uruguai, o governo criou uma legislação favorável à implantação de instituições financeiras, que acabou atraindo várias empresas do setor, transformando o Uruguai em país de destaque no setor bancário.

Seguiram-se presidentes dos partidos tradicionais, blancos e colorados, até as eleições de 2004, vencidas pelo candidato Tabaré Vázquez, apoiado pela coligação de centro-esquerda Frente Amplio. O mandato de Vázquez teve início em 15 de março de 2005

2 comentários: